O dimensionamento das redes de distribuição de água é uma fase crucial no desenvolvimento de projetos de sistemas de abastecimento de água (SAA) para consumo humano. A rede de água geralmente representa a parte mais cara de um SAA e é responsável por levar a água até os usuários do sistema. 🚀
A aplicação de tecnologias computacionais no dimensionamento de redes e na criação de bancos de dados tem se mostrado extremamente útil tanto para projetistas quanto para gestores responsáveis pela implementação, operação e manutenção dos SAA. 📚
A foto abaixo é do dimensionamento de rede de água do hotel Anantara Ceará, onde somos responsáveis pelos projetos redes de água, esgoto, drenagem, terraplenagem e geometria viária e instalações prediais hidráulicas e também pela compatibilização e coordenação BIM. Veja mais sobre os nossos serviços de projetos de infraestrutura urbana.
O EPANET é uma das ferramentas que utilizamos na elaboração dos nossos projetos. O software é desenvolvido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e utilizado mundialmente para a modelagem de redes de abastecimento de água, ele permite simular o comportamento hidráulico dentro das redes de distribuição.
🚀 𝗣𝗼𝗿 𝗾𝘂𝗲 𝘂𝘀𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗘𝗣𝗔𝗡𝗘𝗧?
- Simulações precisas:Modela o fluxo de água e a pressão em toda a rede.
- Dimensionamento: Ajuda a determinar o dimensionamento adequado de tubulações, bombas e reservatórios.
- Otimização de recursos: Facilita a análise de cenários para melhorar a eficiência operacional.
Na legenda da imagem podemos observar os parâmetros de projeto que foram utilizados para o dimensionamento: DN adotado, rugosidade, velocidade no tubo, cotas no nó, consumo por nó e outros parâmetros importantes para o projeto.