BIM é uma sigla em inglês para Building Information Modeling, que podemos traduzir como Modelagem da Informação da Construção.
É uma metodologia de trabalho que integra arquitetos, engenheiros e construtores na elaboração de um modelo virtual preciso para qualquer tipo de edificação ou infraestrutura.
Esse modelo é uma base de dados que contém tanto informações geométricas como os subsídios necessários para orçamento, planejamento de obra, cálculo energético, previsão de manutenção, entre vários outros usos para todo o ciclo de vida da construção.
Apesar da metodologia e do processo colaborativo girar em torno do modelo 3D, o BIM não é só o modelo 3D.
BIM também não é um tipo de arquivo, apesar de todo modelo BIM poder ser exportado no formato IFC.
BIM não é um software.
BIM não é um grande banco de dados. Normalmente é um conjunto de bancos de dados (ou um conjunto de arquivos) compartilhando regras de padronização de dados.
BIM é um conjunto de Políticas, processos e tecnologias que permitem que várias partes interessadas possam, de uma maneira colaborativa, projetar, construir e operar qualquer tipo de edificação ou instalação no espaço virtual.
E por que usar o BIM?
- Para construir virtualmente uma construção;
- Ampliar a análise;
- Explorar possibilidades;
- Identificar possíveis conflitos;
- Calcular custos;
- Analisar construtibilidade ;
- Planejar demolições;
- Gerenciar e manter uma construção.
O BIM é uma revolução na indústria da construção! Com sua capacidade de integrar todas as informações essenciais de um projeto em um modelo digital inteligente, o BIM está transformando completamente a maneira como projetamos, construímos e gerenciamos edifícios.
Não é apenas uma ferramenta, o BIM é uma abordagem holística que leva a projetos mais eficientes, sustentáveis e econômicos.